Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - nutriVeg - Nutrição Vegetariana

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Saúde

Diferencial e demanda para os associados ABREDI

O impacto ambiental e social de nossas escolhas alimentares constitui preocupação crescente, especialmente nos grandes centros urbanos. Tanto na Europa como nos EUA, a população vegetariana já representa 10% da demanda alimentar, que vem sendo atendida por um número cada vez maior de bares, restaurantes, hotéis, resorts, spas e agências de viagens. Para o Dr. George Guimarães, considerado um dos mais renomados especialistas em nutrição vegetariana da atualidade, a grande incidência de obesidade e de doenças cardiovasculares que atinge a população mundial de ambos os sexos, nas diferentes faixas-etárias e níveis sócio-econômicos-cultuais, interfere, cada vez mais, no hábito alimentar de milhares de pessoas. As publicações científicas revelam a adequação nutricional da alimentação vegetariana, derrubando mitos e superando preconceitos ao demonstrarem que, mesmo isenta de ovos e laticínios, uma dieta baseada exclusivamente em produtos vegetais pode suprir todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo humano. Nesse cenário, marcado pela quebra de paradigmas e a tendência de aumento do interesse pela função terapêutica dos vegetais, a adequação nutricional dos cardápios de bares e restaurantes, que foi inicialmente observada em países desenvolvidos, também passou a ser percebida e adotada no Brasil. Mais do que uma atitude politicamente correta, atualmente, identificar no cardápio as opções de pratos vegetarianos compreende excelentes oportunidades comerciais. Além de agregar diferencial e valor turístico à imagem dos estabelecimentos, a iniciativa atrai demanda.

O estado de São Paulo, que é o principal portão de entrada dos turistas no Brasil, registrando 1,5 milhão de visitantes estrangeiros em média por ano, motivou o Terraço Itália, um dos mais bem conceituados e freqüentados restaurantes da capital, a utilizar selos fornecidos pela nutriVeg para identificar em seu cardápio as diferentes opções de pratos vegetarianos que oferece. “A quase totalidade dos bares e restaurantes de São Paulo já oferece pratos vegetarianos, mas ainda não os identifica no cardápio, nem possui informações qualificadas para indicar aos turistas quais as opções adequadas aos diferentes tipos de dietas”, comenta Amauri Pinto Caldeira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/SP).

Assim como o Terraço Itália, todos os restaurantes que compõem a Associação dos Bares e Restaurantes Diferenciados de São Paulo (ABREDI) poderão aderir ao selo de identificação nutriVeg, até o próximo dia 30 de maio de 2002. Além de ganharem o selo, que será fornecido pela consultoria em nutrição, os restaurantes receberão da nutriVeg a composição nutricional dos pratos vegetarianos que forem identificados. Na prática, antecedendo ao período das férias escolares, com o apoio da ABREDI e da ABAV/SP, a nutriVeg desenvolve uma ampla campanha de promoção cooperada, que divulgará os estabelecimentos recomendados para garantir um atendimento de qualidade à demanda turística diferenciada nacional e internacional. Dia 14 de maio, na sede da ABREDI, das 19h às 20h, o Dr. George Guimarães, diretor geral da nutriVeg, realizará uma palestra de orientação aos associados.


Mais informações para a imprensa:
Gabriela Fernandes
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8517
E-mail: redacao2@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br